António Costa pede aos jornalistas que se foquem no Congresso do PS

O secretário-geral do PS tenta afastar o fantasma de José Sócrates do encontro dos socialistas deste fim de semana em Lisboa.

Maria Flor Pedroso /

Foto: Mário Cruz/Lusa

À chegada ao XX Congresso do partido, António Costa afirma que só ouve os jornalistas a falar sobre a prisão preventiva do antigo primeiro-ministro e recomenda que sigam “o bom exemplo do que o PS tem feito esta semana”.

“O PS tem tido uma enorme frieza e sentido de responsabilidade, sentido de Estado, de separar muito bem os sentimentos, separar aquilo que são os sentimentos individuais de cada um, as amizades, daquilo que deve ser a nossa atitude enquanto força política responsável, a separação da política da Justiça, o respeito integral e a confiança no funcionamento do Estado de Direito democrático”, refere.

Apesar de o líder do PS garantir que nesta reunião magna só se fala “de Portugal e dos portugueses”, facto é que à entrada para o congresso houve várias vozes socialistas a comentar o caso José Sócrates direta ou indiretamente. João Proença, Álvaro Beleza, Carlos César, Maria de Belém Roseira, Ferro Rodrigues e Alberto Martins são alguns exemplos.
PUB