Autarca de Braga discorda de Montenegro sobre regionalização

por Antena 1

Foto: Estela Silva - Lusa

O presidente da Câmara de Braga discorda da decisão do novo líder do PSD sobre a regionalização. Luís Montenegro rejeitou este domingo, no discurso de encerramento do congresso social-democrata, um referendo em 2024.

O social-democrata Ricardo Rio lamenta que o partido não tenha sido ouvido numa questão que considera fundamental para o país.

No entender de Ricardo Rio, a regionalização ajudaria a resolver parte dos problemas criados por um sistema centralista. Mas Montenegro entende que não é uma das prioridades do país. O autarca também discorda e não vê agora condições para o processo avançar.
Apesar de defender a regionalização, o presidente da Câmara Municipal de Braga não vê condições para a reforma avançar sem o apoio do PSD.

Já a presidente da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, Isilda Gomes, concorda numa matéria que considera ser vital um amplo consenso. Mas a autarca de Portimão espera que Montenegro venha a mudar de ideias.
No entender do presidente da Câmara de Mafra, o novo líder do PSD foi ponderado ao pôr um travão à consulta popular.

Hélder Sousa Silva, presidente dos autarcas social-democratas, embora aqui a falar a título individual, considera que a descentralização está a correr tão mal que é preciso esperar antes de avançar noutras frentes.


Quem também quer mais esclarecimentos é o presidente da Câmara de Aveiro.

Ribau Esteves diz que Montenegro tem de esclarecer melhor quais os planos concretos para a regionalização em Portugal.

pub