EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Bloco, PCP e Verdes não aplaudiram Marcelo

Bloco, PCP e Verdes não aplaudiram Marcelo

As bancadas parlamentares do Bloco de Esquerda, PCP e Verdes não aplaudiram o discurso de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República.

Augusta Henriques /

Foto: EPA/António Cotrim

O discurso do 20.º Chefe do Estado português não mereceu o aplauso dos deputados do Bloco, PCP e Verdes, durante a cerimónia de tomada de posse que decorreu esta manhã no parlamento, mas, mais tarde, os respetivos líderes comentaram as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa.

O secretário-geral do PCP recorda a passagem da alocução de Marcelo Rebelo de Sousa em que foi destacada a necessidade de "cicatrizar feridas destes tão longos anos de sacrifícios", para desejar que o significado dessas palavras seja sinónimo de uma "política diferente da que tem sido seguida nos últimos anos".

Pelo Bloco de Esquerda, Catarina Martins "espera que o novo Presidente seja o garante da Constituição e da soberania democrática de Portugal nos desafios difíceis que temos pela frente".

Heloísa Apolónia, dos Verdes, espera que Marcelo Rebelo de Sousa ajude a mudar o rumo da politica que seguida nos últimos anos.

O ainda líder do CDS, Paulo Portas, destacou a qualidade "política e literária" do discurso do novo Chefe de Estado.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, optou por não fazer comentários aos jornalistas.
PUB