Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Cavaco elogia cagarras e diz que políticos têm que ter costas largas

por Célia de Sousa

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

O Presidente da República elogiou esta manhã as cagarras, que resolveram dar-lhe uma noite tranquila na Ilha Selvagem Grande. Antes de deixar terra firme, Cavaco Silva subiu ainda a um planalto com Alberto João Jardim, onde tiveram uma conversa com segundas interpretações que não quiseram esclarecer.

“As cagarras resolveram ter muito respeito e consideração pelo Presidente da República de Portugal por ter sido o primeiro a dormir aqui. Contrariamente ao que me tinham avisado, não me incomodaram”, revelou Cavaco Silva, acrescentando que “foi uma noite tranquila, em que não chegou nenhuma notícia desagradável de Lisboa”.

Os últimos minutos do chefe de Estado na ilha foram aproveitados para subir ao Planalto da Selvagem, a cerca de 130 metros de altura. O caminho foi feito por um carreiro íngreme e o presidente do governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, foi à frente.

Como Cavaco Silva se mostrava preocupado com os jornalistas devido ao peso dos equipamentos que carregavam na subida ao planalto, Jardim observou que o Presidente da República estava “muito solidário com eles”. “Vai precisar deles estes dias”, gracejou.

A resposta de Cavaco foi expansiva: “De resto, é como os políticos que têm que estar preparados para ter as costas largas e uma resistência muito grande. Felicito-o pela forma extraordinária como subiu, sem necessidade de qualquer guindaste”.

Jardim recordou que tem vertigens e aproveitou para fazer mais uma piada. “A oposição é que nunca me pôs à beira de um abismo, senão tinha-me calado de vez”, referiu. Cavaco ainda respondeu que “de acordo com o trilho, o senhor nunca quis olhar para a direita, no fundo”.

Depois desta conversa animada, o Presidente da República tomou o helicóptero de regresso a Lisboa, onde o espera trabalho, de acordo com o que disse aos jornalistas.

(com Sandra Henriques)
pub