Cavaco Silva com nota média negativa pela terceira vez em barómetro da Universidade Católica

por Madalena Salema

Foto: Lusa

Pela terceira vez desde que é Presidente da República, Cavaco Silva tem nota média negativa na avaliação às figuras políticas que é feita no barómetro da Universidade Católica para a Antena1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

A percentagem de notas negativas é, pela segunda vez, superior às positivas, visto que estas representam apenas 48 por cento. O secretário-geral do PS, António José Seguro, surge em queda nesta sondagem.

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias nos dias 9, 10 e 11 de março de 2013.

O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram obtidos 949 inquéritos válidos, sendo que 56 por cento dos inquiridos eram do sexo feminino, 21 por cento da região Norte, 20 por cento do Centro, 37 por cento de Lisboa, 11 por cento do Alentejo e 10 por cento do Algarve.

Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários, região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral e do Censos 2011. A taxa de resposta foi de 46,7 por cento. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 949 inquiridos é de 3,2 por cento, com um nível de confiança de 95 por cento.

(com Sandra Henriques)
pub