País dividido quanto a cenário de demissão do governo

por Madalena Salema

Foto: Lusa

É um país dividido quanto ao futuro do governo aquele que é apresentado pelo barómetro da Universidade Católica para a Antena1, RTP, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

A sondagem realizada após a manifestação de 2 de março mostra que 45 por cento dos inquiridos entende que o executivo deveria demitir-se, mas 46 por cento prefere que o governo se mantenha em funções.

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias nos dias 9, 10 e 11 de março de 2013.

O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram obtidos 949 inquéritos válidos, sendo que 56 por cento dos inquiridos eram do sexo feminino, 21 por cento da região Norte, 20 por cento do Centro, 37 por cento de Lisboa, 11 por cento do Alentejo e 10 por cento do Algarve.

Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários, região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral e do Censos 2011. A taxa de resposta foi de 46,7 por cento. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 949 inquiridos é de 3,2 por cento, com um nível de confiança de 95 por cento.

(com Sandra Henriques)
pub