Começa votação para legislativas. Prolongada a vacinação para membros de mesas de voto

por RTP
Lusa

A partir de hoje já se vota para as eleições legislativas. Começa a votação nos hospitais e prisões ao longo da semana. No fim de semana, não foi possível concluir o processo de vacinação dos membros das mesas de voto. A vacinação vai continuar durante esta semana, em regime de Casa Aberta.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, só nas prisões houve quase três mil inscritos, nos hospitais foram 400. Uma subida de quase 30% em relação às presidenciais de 2021.

Em Lisboa, esta tarde votam os doentes internados nos Hospitais Curry Cabral e da Luz.
Durante a manhã decorreu a votação no Estabelecimento Prisional junto à Polícia Judiciária em Lisboa.
70 mil inscritos para voto antecipado
Há quase 70 mil inscritos para o voto antecipado no dia 23 de janeiro. A informação foi revelada pelo Ministério da Administração Interna com dados até às 19h00 de ontem.

O valor ultrapassa em mais do dobro o número de inscrições registadas no primeiro dia para voto antecipado nas legislativas de 2019.

Em comparação, "até às 19h00 do primeiro dia de inscrições para o voto antecipado em mobilidade nas eleições presidenciais de 2021 tinham-se inscrito 33.883 cidadãos eleitores", refere-se na nota enviada às redações.

Até quinta-feira, os eleitores podem deixar a inscrição para votar antecipadamente em mobilidade no próximo domingo. Uma semana antes das eleições de 30 de janeiro.

As inscrições podem ser feitas na página da internet do voto antecipado.

Na atual conjuntura de covid-19 em Portugal, o Governo anunciou que a votação antecipada em mobilidade nestas legislativas está preparada para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções de voto, que poderão ainda ser aumentadas, apelando à inscrição nesta modalidade para prevenir situações de isolamento na data das eleições.
Vacinação continua
A vacinação para as pessoas que vão estar nas mesas de voto vai continuar durante esta semana, em regime de Casa Aberta.
No fim de semana não foi possível concluir o processo. As pessoas que façam parte das mesas de voto não precisam de tirar senha digital para levar a dose de reforço. Basta deslocarem-se a um centro de vacinação, ao longo da semana, sem necessidade de marcação.
Tópicos
pub