Europeias. Partidos aceitam proposta das televisões para debates a quatro

por RTP
Joana Raposo Santos - RTP

Os partidos aceitaram as propostas da RTP, SIC e TVI para a realização de seis debates entre os cabeças de lista das forças políticas com assento parlamentar para as eleições europeias. A RTP organiza e transmite dois debates adicionais: o primeiro com todos os cabeças de lista de partidos com assento parlamentar e outro entre os nove candidatos de outros partidos. Os debates arrancam na próxima segunda-feira.

Os debates, que vão opor em simultâneo quatro candidatos de diferentes forças políticas com assento parlamentar, arrancam na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, e terminam no dia 24. Cada um dos canais generalistas vai transmitir dois debates.

Na RTP, os debates estão agendados para os dias 15 e 21 de maio e vão ter transmissão em simultâneo na RTP1, RTP3 e nas redes sociais da RTP Notícias.

Para além destes de iniciativa conjunta das três televisões, a RTP vai organizar de forma autónoma mais dois debates: um com os oito cabeças de lista de todas as forças partidárias com representação parlamentar, agendado para 28 de maio, e outro com os nove candidatos dos outros partidos, marcado para 30 de maio.

A anterior proposta da RTP, SIC e TVI previa 28 frente a frente entre os cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar, mas o PS e a AD recusaram este modelo.O calendário dos debates é o seguinte:

13 de maio, segunda-feira – Debate na SIC entre PS, AD, IL e Livre

15 de maio, quarta-feira – Debate na RTP entre BE, PAN, Chega e Livre

17 de maio, sexta-feira – Debate na TVI entre CDU, BE, IL e Livre

20 de maio, segunda-feira – Debate na SIC entre CDU, PAN, Chega e IL

21 de maio, terça-feira – Debate na RTP entre PS, AD, Chega e CDU

24 de maio, sexta-feira – Debate na TVI entre PS, AD, BE e PAN

28 de maio, terça-feira - Debate na RTP entre todas as forças partidárias com representação parlamentar

30 de maio, quinta-feira - Debate na RTP com os nove candidatos dos partidos sem representação parlamentar

Tópicos
pub