Ferreira Leite defende que Orçamento é inviável

por Sandra Henriques

A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite acredita que a proposta governamental de Orçamento do Estado para 2013 é inviável e não vai poder ser executada. Estas declarações foram feitas na Conferência “O estado e a competitividade da economia portuguesa”, organizada pela Antena1 e pelo Jornal de Negócios.

“Não vai conseguir ser executado. Acho inviável, não tem execução possível”, afirma Ferreira Leite, acrescentando que “os objetivos não vão ser conseguidos”.

“Era bom que o governo, antes da aprovação do Orçamento ou durante a sua discussão, disseste se isto não for conseguido como estará o país nessa situação. Porquê? Há aqui um ponto fundamental pensando na macroeconomia. Não há macroeconomia sem pessoas. A macroeconomia é uma ciência social, e, quando não se pensa como é que as pessoas, as empresas e o país estão depois de um determinado tipo de receita, mais vale não fazer nada”, sublinha.

Manuela Ferreira Leite deixa ainda uma recomendação. “Estou de acordo que nós engordámos comendo aquilo que não devíamos, comendo mais do que aquilo que precisávamos. É preciso emagrecer. O emagrecimento mantém-se exigente. Gostaria de recomendar que as pessoas não aceitassem morrer antes de emagrecer, isto é, morrer gordo é do pior que há, depois de se ter feito uma dieta tremenda”, observa.
pub