Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"Há por vezes um excesso de opinião" por parte de Marcelo "que condiciona o Governo"

por Antena 1

Lusa

O autarca do Porto, Rui Moreira, considera que o excesso de opinião do Presidente da República no espaço público tem condicionado o Governo. Em entrevista à Antena 1, o presidente da Câmara Municipal do Porto defende que, o primeiro mandato Marcelo Rebelo de Sousa serviu de amortecedor ao Governo, mas no segundo mandato em Belém acabou por ter uma atuação diferente.

O presidente da câmara do Porto, que cumpre o terceiro e último mandato, eleito como independente com o apoio do CDS e com o apoio também da Iniciativa Liberal, considera que a maioria de António Costa não está fragilizada, “talvez o exercício dessa maioria não esteja a ser completamente exercido”, mas tem condições para chegar ao fim, apesar da agitação social. “Seria muito anormal se isso não acontecesse”.

Sobre o futuro e uma possível coligação de direita no governo com o Chega, Rui Moreira diz que preferia que não fosse com “este Chega”, mas alerta que “marginalizar o partido, pode ser excelente para André Ventura, mas mau para o sistema político”.

Rui Moreira diz que quer cumprir este seu terceiro mandato até ao fim e que depois se retira da vida política ativa. Quanto a uma possível candidatura nas eleições Europeias, “sinto-me muito lisonjeado, mas nunca recebi nenhum convite”.

A propósito da Jornada Mundial da Juventude, o presidente da Câmara do Porto lamentou que “no Porto é sempre muito difícil fazer qualquer coisa, em Lisboa, consegue-se fazer tudo” e ironiza com o caso da Jornada Mundial da Juventude.
pub