Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

IGFEJ. Nomeação sem concurso público suscita polémica

por RTP

Há três meses, sem concurso público, a ministra Francisca Van Dunen nomeou Rosa Tobias Sá para presidente do Instituto que gere os sistemas informáticos da Justiça.

A nomeação teve lugar apesar de esta economista ter enfrentado um processo-crime por corrupção e um processo disciplinar por alegado acesso indevido ao sistema informático do Organismo de Luta contra a Fraude e de ter acabado reformada por invalidez, total e permanente, em 2016 pela Comissão Europeia.

A invalidez, segundo a nova presidente do IGFEJ, deveu-se à depressão que enfrentava na altura e que terá passado ao fim de dois anos.

Acontece que o Sexta às 9 descobriu que, nesse mesmo ano de 2016, Rosa Tobias Sá foi a um concurso na CRESAP para este mesmo cargo. A ministra da Justiça entende que, se foi selecionada, é porque estava clinicamente apta. Mas uma junta médica da Comissão Europeia entendeu precisamente o contrário.

A CRESAP garante que não avalia a situação clínica dos candidatos.

Mas a ministra da Justiça, que é procuradora de carreira, mantém plena confiança na estranha nomeação feita em período polémico. A investigação do Sexta às 9 já levou o sindicato dos magistrados do Ministério Público a pedir a demissão desta alta dirigente da Administração Pública.
pub