"Lamento não termos conseguido evitar as eleições", diz Fernando Medina

por Antena 1

Fernando Medina critica quem, na praça pública, se aproveitou politicamente do caso que envolve o primeiro-ministro. O deputado socialista condena aquilo que ouviu vindo de todos os partidos, inclusive do Partido Socialista.

Apesar disso, condena aquilo que diz ser uma má avaliação do primeiro-ministro, que não encerrou a empresa mais cedo.
Nesta entrevista ao podcast Política com Assinatura, da Antena 1, o deputado comentou ainda a afirmação de Montenegro de que “avança com certeza” para candidato a primeiro-ministro se for constituído arguido. Fernando Medina elogia a clarificação para no futuro “evitar uma nova comoção nacional”.
Medina foi o único deputado a anunciar a apresentação de uma declaração de voto individual na votação da moção de confiança. O deputado do PS diz que é uma forma de demonstrar que “lamento não termos conseguido evitar as eleições”.
Fernando Medina admite que o presidente da República estava limitado tendo em conta as posições extremadas de PSD e PS. E espera que, apesar disso, Marcelo Rebelo de Sousa tenha tido “esse trabalho de bastidores, de mediação” mesmo que “não tenha sido suficiente para impedir uma crise política”.
E agora? Como será a campanha? Para Fernando Medina os partidos devem estar atentos às necessidades dos eleitores. Caso contrário a abstenção será elevada e existe “o risco de crescimentos dos extremos”.
Nesta entrevista Fernando Medina diz temer a “pressão acrescida sobre as contas públicas” pelos aumentos dos salários em determinadas carreiras da Administração Pública. Acusa o Governo de Montenegro de empurrar para a frente o impacto real dessas medidas e acredita que o “país vai pagar caro em algumas áreas”.
Uma das áreas nacionais que obrigará a um investimento público e a escolhas “exigentes” é a Defesa Nacional. O deputado socialista faz as contas: para aumentar o PIB da Defesa será preciso aumentar a despesa em 4.500 milhões de euros todos os anos até 2029.
Nesta entrevista ao podcast Política com Assinatura da Antena 1, Fernando Medina reafirma o seu apoio a António Vitorino para a Presidência da República. E pede bom senso ao centro-esquerda em caso de haver uma segunda volta.
Entrevista conduzida pela editora de política da Antena 1, Natália Carvalho.
PUB