Leite Martins garante estar alinhado com Governo e PS acusa-o de síndrome de Cinderela

O secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, assegurou esta manhã no Parlamento que está completamente alinhado com as posições do primeiro-ministro sobre a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES). A deputada socialista Catarina Marcelino acusa Leite Martins de sofrer de “uma espécie de síndrome de Cinderela”.

Miguel Soares /

Foto: Mário Cruz/Lusa

Questionado na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública pela deputada do PS sobre um ‘briefing’ recente com jornalistas onde foi avançou a possibilidade de a aplicação da CES passar a definitiva, José Leite Martins considerou ser prematuro falar sobre o assunto.

Perante a insistência da oposição para que o secretário de Estado da Administração Pública, comentasse o ‘briefing’ em que se terão discutido cortes nas pensões, o secretário de Estado do Orçamento, Hélder Reis, deixou de passar a palavra a Leite Martins com a justificação de que no momento estava em debate a ADSE e não outros temas. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acusou Hélder Reis de estar a agir como guarda-costas de Leite Martins.

Nesta comissão parlamentar, o secretário de Estado do Orçamento, Hélder Reis, garantiu ainda que a intenção do Governo é a de garantir a sustentabilidade da ADSE a médio prazo e recusou que o aumento de um ponto percentual nos descontos dos trabalhadores seja mais um imposto.


(com Sandra Henriques)
PUB