PS exige explicações a Passos depois de Portas assumir que houve erro

O PS exigiu esta tarde que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, dê explicações sobre o caso do secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, que fez informalmente declarações aos jornalistas sobre os cortes nas pensões e nos salários, as quais viriam a ser contrariadas por Passos Coelho. O vice-primeiro ministro, Paulo Portas, admitiu esta manhã no Parlamento que foi um erro a divulgação de informações sobre o tema.

Sandra Henriques /

Foto: Lusa

O deputado socialista António Gameiro afirmou esta tarde que “se foi um erro voluntário, com certeza que um membro do Governo e o Governo responde solidariamente, não tem iniciativa única e isolada para tratar uma matéria desta importância para a vida dos portugueses por ‘motu proprio’”.

“Portanto, esperamos explicações aqui no Parlamento e que o primeiro-ministro venha a público, assim que tiver condições para isso, dizer o que é que se passou e o que é que acha desta situação, porque o Governo nos termos da Constituição responde solidariamente e houve um membro do Governo que autodenunciou uma agenda escondida de mais cortes nas pensões, e isso para nós é muito, muito grave”, sublinhou.
PUB