Lusa
O Presidente da República recusa comentar o caso da empresa da família do primeiro-ministro ou revelar se já falou sobre com Luis Montenegro isso e afirmou que vai "esperar serenamente" o desfecho da moção de censura apresentada no parlamento.
Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre este assunto durante um momento de resposta a perguntas dos jornalistas, na residência oficial do embaixador de Portugal em Brasília, onde se encontra em visita oficial ao Brasil.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que esse caso, "ainda por cima, é o tema central de uma iniciativa parlamentar que já está desencadeada".
"Uma vez desencadeada, vai ser agendada e será discutida nesta semana ou na semana que vem, e eu não vou agora pronunciar-me sobre aquilo que, embora de uma forma mais genérica, vai ser objeto de debate no parlamento", acrescentou.
Perante a insistência dos jornalistas, o chefe de Estado argumentou que "o Presidente não tem por hábito pronunciar-se sobre processos que correm no parlamento, nomeadamente moções de confiança ou de censura ou outras assim" e afirmou que "vai esperar serenamente o que vai acontecer a nível parlamentar".
O Presidente da República não quis revelar se já falou ou não sobre este assunto com o primeiro-ministro, que tem chegada a Brasília prevista para hoje, onde irá juntar-se aos dois últimos pontos do programa da sua visita oficial, antes de participar na 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, na quarta-feira.
"Eu falo com o primeiro-ministro todos os dias", realçou, no entanto.
"Mas não costumo contar as conversas com o primeiro-ministro", retorquiu, quando interrogado se os dois já falaram sobre este assunto em concreto.
(Com Lusa)