Marcelo inicia visita de Estado a Moçambique

por Lusa

Moçambique, 03 mai (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia esta terça-feira uma visita de Estado de quatro dias a Moçambique, com um almoço com militares portugueses e um jantar com os funcionários da Embaixada de Portugal.

Sem ministros, deputados ou empresários na comitiva, Marcelo Rebelo de Sousa tem prevista uma agenda cheia e transversal na sua primeira grande visita de Estado, chegando hoje, de manhã cedo, a Maputo (06:50, menos uma hora em Lisboa), com uma atuação de grupos culturais a recebê-lo no aeroporto.

Para as 11:30 locais está marcada uma visita ao Centro de Formação Profissional de Metalomecânica, deslocando-se uma hora depois às instalações da Cooperação Técnico-Militar.

O chefe de Estado português almoça com os militares portugueses da Cooperação Técnico-Militar e depois, às 15:00, visita o empreendimento da Promovalor/Mota-Engil, localizado na Avenida Julius Nyerere.

A agenda oficial deste primeiro dia em Moçambique de Marcelo Rebelo de Sousa termina com um jantar com os funcionários da Embaixada de Portugal.

Durante esta visita, que acontece numa altura de tensão político-militar entre o Governo da Frelimo e a Renamo, na oposição, e de uma polémica sobre o endividamento público, o Presidente não sairá da província de Maputo.

Conforme informação da Presidência da República à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa vai receber durante a sua visita de Estado a Moçambique, em encontros separados, os líderes parlamentares da Frelimo, no poder, e dos partidos da oposição Renamo e MDM.

O Presidente da República regressa a Portugal no sábado.

Tópicos
PUB