Medina defende medidas de apoio às famílias: "Vamos até onde podemos ir"

por RTP

Foto: Tiago Petinga - Lusa

Esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças, o ministro das Finanças traçou um cenário positivo para Portugal apesar das grandes dificuldades que o país enfrenta.

Fernando Medina destacou, na Assembleia da República, que a economia está a recuperar após os anos de pandemia.

"Mesmo depois de uma pandemia temos uma economia que cresce com contas certas", salientou o ministro.

De acordo com o ministro, "aumento do PIB vai superar as nossas expectativas de abril e deverá atingir mais de 6% este ano".

Medina aproveitou para elogiar o plano apresentado pelo Governo na resposta ao aumento de preços. O pacote de medidas "coloca as famílias em primeiro lugar" e acresce a outros apoios já delineados pelo executivo.

Só em apoios para a mitigação dos impactos da inflação, o executivo irá despender "mais de 4 mil milhões de euros" este ano.

Garante, desta forma, que "todo o IVA adicional arrecadado pelo Estado devido à inflação será devolvido".

Sobre as críticas da oposição ao plano de apoio, Medina sublinhou que estas são as medidas possíveis, num contexto de grande esforço orçamental.

"Dada a dimensão do embate não há nenhum governo do mundo capaz de anular as subidas de preço que registamos. Dizer diferente é desconhecimento ou ilusão", assinalou o ministro.

Por fim, Fernando Medina lembrou ainda as melhorias do raking de Portugal por parte da DBRS e da Standard and Poor's. "Portugal paga juros mais baixos que os países vizinhos", destacou.
pub