Miguel Albuquerque sucede a Jardim na liderança do PSD Madeira

por João Ferreira Pelarigo, RTP
Miguel Albuquerque, em pé, à esquerda Homem de Gouveia, Lusa

Miguel Albuquerque foi esta segunda-feira eleito líder do PSD Madeira com 64 por cento dos votos e sucede no cargo a Alberto João Jardim, que foi o único presidente do partido nesta região autónoma durante quase quatro décadas.

Miguel Albuquerque derrotou na segunda volta das eleições internas do partido aquele que é, atualmente, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Manuel António Correia.Numa primeira volta, o novo líder madeirense conseguiu ser o mais votado, reunindo 47,2% dos votos.

Albuquerque, advogado com 53 anos, alcançou 3.949 votos, o que corresponde a 64,06 por cento dos votos, de acordo com os dados divulgados pelo PSD Madeira a que a Lusa teve acesso.

"A disputa interna do PSD Madeira terminou esta noite", referiu Miguel Albuquerque no discurso de vitória, acrescentando ainda que "a Madeira tem futuro".

De acordo com o novo líder madeirense, recebido em ambiente de festa na sede de campanha, a "democracia na Madeira será respeitada integralmente".

Albuquerque afirmou ainda querer vencer as eleições legislativas regionais antecipadas. Sublinhou que o PSD Madeira tem condições para maioria absoluta.

"Neste momento, é vencer as eleições com maioria absoluta", disse.

Ainda em relação à sua vitória, afirmou que "a partir de agora não existem adversários, mas companheiros de jornadas", salientando ter sido aberto "um novo ciclo político para o PSD e para a Madeira".

Miguel Albuquerque venceu em dez dos onze concelhos e em 46 das 54 freguesias da Região Autónoma da Madeira."Tarefa fundamental é unir o partido"Manuel António Correia, o candidato derrotado, conseguiu 2.216 votos, ou seja, 35,94 por cento dos votos dos militantes.

"O povo em democracia tem sempre razão e, portanto, respeitamos integralmente estes resultados que, não sendo aqueles que nós queríamos, são, no entanto, relevantes", salientou.

O candidato que perdeu reconheceu já a derrota nesta segunda volta das eleições internas do PSD Madeira.

Manuel Correia diz que agora "existe uma tarefa fundamental" para a qual todos têm que contribuir e que este é o momento de "unir o partido e torná-lo mais forte e ainda mais vencedor".Segundo o PSD Madeira, foram apurados 13 votos brancos e 54 nulos.

Num universo de 7.163 militantes em condições de votarem, 6.232 foram às urnas, registando-se uma afluência na ordem dos 87 por cento.

É no Largo do Chafariz, no Funchal, que se concentram os militantes do PSD Madeira a comemorar a vitória de Miguel Albuquerque.
Tópicos
pub