Ministério Público analisa declarações de Joe Berardo

| Política

As declarações de Joe Berardo no parlamento serão alvo de análise pelo Ministério Público
|

Esta quinta-feira serão entregues ao Ministério Público (MP) as declarações prestadas por Joe Berardo na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos.

Na quarta-feira, o presidente da comissão revelou aos jornalistas que mandou transcrever o que o empresário disse na passada sexta-feira.

Um pedido de transcrição urgente para que as declarações sejam enviadas ao MP para que sejam investigados eventuais indícios de crime.

A comissão de inquérito à Caixa vai reunir-se, às 14h00, com carácter de urgência, para analisar o pedido do CDS-PP sobre a retirada da condecoração da Ordem do Infante D. Henrique ao empresário.

Na reunião será pedido aos grupos parlamentares que avaliem a situação, como revelou aos jornalistas o presidente da comissão, Luís Leite Ramos.

O CDS-PP pediu para que seja instaurado um "processo disciplinar" para retirar a comenda e grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique ao empresário Joe Berardo, devido às declarações que fez no parlamento.

O Conselho das Ordens vai reunir-se esta sexta-feira para avaliar se retira as condecorações a Joe Berardo.

A lei diz que as condecorações só devem ser retiradas a quem for condenado a três ou mais anos de prisão efetiva, como aconteceu a Carlos Cruz ou Armando Vara.

Os titulares das ordens honoríficas podem, no entanto, perder os títulos se não cumprirem os deveres a que estão obrigados, como defender e prestigiar Portugal em todas as circunstâncias, com virtude e honra. Se isto não acontecer, deve ser instaurado um processo disciplinar.

Manuela Ferreira Leite é chanceler do Conselho.


A informação mais vista

+ Em Foco

O maior campo de refugiados na Europa fica na ilha grega de Lesbos. O campo de Moria alberga quase oito mil pessoas, três vezes mais do que a capacidade instalada. Reportagem RTP.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.