"Novo cenário político". Rui Rocha demite-se da liderança da Iniciativa Liberal

Rui Rocha apresentou este sábado a demissão da liderança da Iniciativa Liberal. Menos de duas semanas após as eleições legislativas antecipadas, que lhe valeram um quarto lugar, com 5,36 por cento dos votos e nove mandatos, o até agora presidente do partido escreveu em e-mail que "desta vez foi mais Liberal para mais portugueses", mas "ainda não os suficientes".

Carlos Santos Neves - RTP /
“Tudo o que fiz foi pelo partido, fiz tudo pelo partido e fiz tudo com total desprendimento” Manuel de Almeida - Lusa

No termo de uma reunião da Comissão Executiva do partido, em Lisboa, o líder demissionário dos liberais admitiu que o partido não alcançou, nas últimas eleições, “a preponderância que todos desejavam”.

Em conferência de imprensa, Rui Rocha anunciou a intenção de ocupar o lugar como deputado à Assembleia da República, disse sair por não estar agarrado ao cargo e quis vincar que a decisão surge da avaliação de dois anos e meio de liderança e dos resultados de 18 de maio.
Em e-mail aos membros da Comissão Executiva, a que a RTP teve acesso, Rui Rocha escreve que, “com as eleições legislativas de 2025, abre-se um novo ciclo político que se inicia com uma representação parlamentar significativamente diferente”.

“Um ciclo político com enormes desafios e para o qual a Iniciativa Liberal não parte, reconhecendo a minha integral responsabilidade nisso, com a preponderância de um peso eleitoral pelo qual lutámos e todos desejávamos”, prossegue.

“Desta vez foi Liberal para mais portugueses, mas ainda não os suficientes. Ainda não os suficientes para acelerarmos Portugal conforme queríamos e era tão necessário. A exigência que sempre apliquei na minha ação pessoal, profissional e política não me permite ignorar este facto e impõe que decida em conformidade”, sublinha no parágrafo seguinte.

“Tudo o que fiz foi pelo partido, fiz tudo pelo partido e fiz tudo com total desprendimento”, assinala adiante.

“E com esse mesmo desprendimento de quem nunca esteve agarrado a qualquer lugar, depois de uma profunda reflexão, decidi apresentar a minha demissão nesta data. Servir o partido, neste momento, significa abrir a oportunidade para uma discussão interna sobre os caminhos futuros da Iniciativa Liberal, a visão estratégica mais adequada para o novo cenário político e uma nova liderança”, argumenta Rui Rocha.
“Assumirei o mandato de deputado”
No mesmo e-mail, Rui Rocha enumera o que descreve como conquistas do partido em “quase dois anos e meio” de liderança: “Nesse período, a Iniciativa Liberal passou a estar representada em todos os parlamentos, obteve o seu melhor resultado de sempre em eleições de âmbito nacional nas Europeias de 2024 e o melhor resultado de sempre em legislativas em número de votos, em percentagem e em número de mandatos nas eleições de 2025”.

“Ao mesmo tempo, o partido deu passos claros no sentido de uma gestão mais profissional, com reforço das equipas e novas ferramentas, crescendo quer em número de núcleos, quer de membros”, acrescenta.

“Recusámos sempre qualquer possibilidade de integrar coligações pré-eleitorais, apresentando-nos a todas essas eleições com a nossa visão, as nossas propostas e as nossas pessoas”, enumera ainda.

“Foi por isso que nos apresentámos a essas eleições com as nossas bandeiras, como único partido que confia nas pessoas e recusa uma visão dirigista, estatista e despesista do país. Foi por isso que recusámos integrar o governo em 2024, constatando que não estavam garantidas as condições para executar uma agenda reformista. Foi por isso que garantimos a atividade do partido com total equilíbrio financeiro e sem endividamento”.

“E, olhando para estes últimos meses, estou mesmo convencido que tomámos as decisões certas nos momentos mais críticos. Tomámos a decisão certa na discussão da moção de confiança, fizemos uma boa campanha eleitoral, apresentámos as nossas propostas com uma visão positiva para o país, representámos bem os nossos eleitores, estivemos à altura das circunstâncias”.
“Agradeço profundamente às Comissões Executivas que liderei, a todos os que me acompanharam, à Iniciativa Liberal e a todos os portugueses que confiaram em nós. Foi uma honra servir a Iniciativa Liberal e, com isso, Portugal”, enfatiza Rui Rocha.

“Pela minha parte, continuarei a andar por aqui. Assumirei o mandato de deputado na Assembleia da República e contribuirei como membro de base da Iniciativa Liberal em todos os combates onde possa ser útil ao partido e ao país”, remata.
PUB