"Novo ciclo" entre Portugal e França com tratado de amizade

por Cristina Santos - RTP
Ludovic Marin - AFP

O objetivo é aprofundar as relações entre os dois países, através da cooperação em áreas como a educação, energia e economia, de acordo com informações do gabinete do primeiro-ministro ao correspondente da RTP em Paris.

Durante um almoço no Palácio do Eliseu, em Paris, Luís Montenegro e Emmanuel Macron conversaram sobre o aprofundamento das relações bilaterais, para abrir "um novo ciclo". Uma nova etapa que deve passar por encontros bilaterais mais regulares.
O passo seguinte vai ser trabalhar num "tratado de amizade" que facilite a partilha de conhecimento e informação "nas mais variadas áreas setoriais".

Assim sendo, Portugal vai passar a integrar a lista de países que têm tratados estratégicos bilaterais com a França, como já acontece, por exemplo, com Espanha, Itália e Alemanha.

No final do almoço no Eliseu, Luís Montenegro garantiu empenho no reforço da relação entre os dois países, destacou as agendas europeias, mas também a influência em África, que Lisboa e Paris partilham. "Estamos muito focados e solidários, nas principais agendas que temos hoje na frente de nós na União Europeia, desde logo o apoio à Ucrânia face à invasão da Rússia, o acompanhamento da situação na Faixa de Gaza e todo o processo de relançamento económico da Europa", afirmou Luís Montenegro.

Antes deste almoço de trabalho com o presidente francês, Luís Montenegro já se tinha reunido com o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchez, e com chanceler alemão, Olav Scholz.



PUB