Orçamento do Estado. PS diz que Rio "falou para dentro do próprio partido"

por RTP

Foto: António Cotrim - Lusa

Coube esta terça-feira à líder parlamentar do PS reagir ao anúncio do voto contra dos social-democratas à proposta de Orçamento do Estado para este ano. Ana Catarina Mendes acusou o líder do PSD, Rui Rio, de se ter "esquecido de falar aos portugueses".

"O doutor Rui Rio apresentou sete razões para votar contra o Orçamento do Estado, mas não apresentou a oitava e real razão pela qual não quer votar este Orçamento do Estado. É porque falou para dentro do seu próprio partido, para a disputa interna, falou para os seus adversários e anunciou o voto contra aos seus adversários", começou por afirmar Ana Catarina Mendes.

"Não é de espantar que, num clima de eleições internas, o PSD volte, mais uma vez, num quinto Orçamento apresentado pelo Partido Socialista, que é um excelente Orçamento, um instrumento verdadeiramente de pôr políticas em execução que aumenta as verbas para o Serviço Nacional de Saúde, que volta a atualizar e a aumentar as pensões, que volta, pela primeira vez ao final de 20 anos, a cumprir o princípio da atualização de salários anuais na Função Pública, que é um Orçamento que aposta no investimento público, desde a ferrovia aos hospitais, que aposta nos jovens", enumerou.

A líder parlamentar do PS insistiu na ideia de que "não é de estranhar que, neste clima de eleição interna, o PSD e o doutor Rui Rio se tenha esquecido de falar aos portugueses".

Questionada pelos jornalistas, a dirigente socialista mostrou-se convicta de que "este é o melhor Orçamento dos últimos cinco anos" e que o documento será aprovado à esquerda.
pub