Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Passos agiu em tempo útil mas polémica sobre Franquelim Alves só acaba quando oposição decidir, afirma Raúl Vaz

por Sandra Henriques

Foto: António Cotrim/Lusa

O comentador da Antena1 de assuntos políticos, Raúl Vaz, considera que o primeiro-ministro “agiu bem e em tempo útil” ao afirmar esta manhã que está tranquilo em relação à nomeação de Franquelim Alves para o cargo de secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Porém, o assunto só fica arrumado quando a oposição quiser.

“A declaração de Passos reflete que há um caso. É evidente que este assunto não pode estar arrumado enquanto a oposição achar que ele não está arrumado. O primeiro-ministro teria que ter uma posição pública sobre a matéria. Teve-a em tempo útil, hoje, procura retirar pressão sobre o caso que não está terminado, e enquadra-o para procurar controlar danos políticos”, analisa Raúl Vaz.

Em relação à afirmação de Passos Coelho de que Franquelim Alves não está inibido de exercer o cargo, Raúl Vaz concorda: “O primeiro-ministro tem razão, não há inibição jurídica de Franquelim Alves representar funções públicas”.

“É evidente que há uma imprudência política e há um erro correspondente e a declaração do primeiro-ministro confere-lhe essa importância. É evidente que há – e aí a oposição tem razão – uma demarcação clara do CDS-PP em relação a esta nomeação”, acrescenta, frisando que “é normal que a oposição explore politicamente esta situação”.

Em declarações à jornalista da Antena1 Maria de São José, Raúl Vaz defende que o assunto não deverá levar os socialistas a chamar o governo ao Parlamento para obter mais esclarecimentos, mas sublinha que esta polémica retira o PS do centro da opinião pública, depois das questões internas do partido que fizeram correr tinta na semana passada.


pub