Pedro Duarte sobre a moção de confiança: "A bola está do lado do PS"

O ministro dos Assuntos Parlamentares considerou esta sexta-feira que a eventual retirada da moção de confiança "não é um cenário" neste momento e que o Governo deve devolver a palavra ao PS.

RTP /

Foto: José Coelho - Lusa

Pedro Duarte falava aos jornalistas a partir da RTP, em Lisboa, na assinatura do Contrato de Concessão para o Serviço Público de Media.

"A bola está do lado do PS", afirmou o ministro quando questionado sobre as declarações do ministro Castro Almeida, que hoje admitiu a possibilidade de retirar a moção do confiança se o PS recuar na apresentação de uma comissão parlamentar de inquérito.

O ministro dos Assuntos Parlamentares enfatizou que o executivo "tem de ter condições para governar" e necessita da confiança do Parlamento para o fazer.

Garantiu ainda a "absoluta coesão interna" do Governo a este respeito, apesar das declarações dissonantes do ministro Castro Almeida.

Sobre a RTP, Pedro Duarte sublinhou que o contrato de serviço público de media "habilita a RTP" a poder estar mais próxima "da realidade atual".

Sobre o plano de reestruturação com vista à saída voluntária de trabalhadores, o ministro admitiu que a atual situação política "é imprevisível".

"Não sabemos quais as condições que o Governo terá decisões a partir de terça-feira", admitiu.
PUB