Rui Rio afirma que detenção de José Sócrates foi um choque

O social-democrata considera que a Justiça não deve ser tornada num espetáculo de televisão, sob pena de colocar o poder na lama.

Sandra Henriques /

Foto: Lusa

Em entrevista à jornalista da Antena 1 Maria Flor Pedroso, Rui Rio refere que qualquer pessoa consciente e preocupada com a democracia terá ficado chocada com a detenção do ex-primeiro-ministro. “Confesso-lhe que foi um choque”, frisa.

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto acrescenta que mais chocante ainda foram “a tal violação do segredo de Justiça e o chamar a comunicação social para filmar o espetáculo”.

“A Justiça não é para concorrer com o Big Brother nem audiências de televisão, porque quando assim se faz estamos a pôr o poder, seja judicial, seja político, na lama”, alerta.

Em relação às eleições legislativas, Rui Rio afirma que há um mês a questão era saber se o PS tinha ou não maioria absoluta. Agora, depois da prisão preventiva de José Sócrates e da viragem à Esquerda de António Costa “abriu-se um espaço e o PSD tem hoje possibilidade de ganhar”.

Nesta entrevista, Rui Rio comenta ainda o seu futuro político, defendendo que só depois das legislativas é que poderá haver condições para avançar: “Penso que sim, não faço ideia, mas é lógico”.

Rui Rio propõe que os votos brancos e nulos correspondam a lugares vazios no Parlamento, porque refrescaria o sistema para um contrato de confiança entre as pessoas e a política.
PUB