Sondagem da Católica. PS baixa e PSD sobe, esquerda mantém maioria no Parlamento

por RTP

FOTO: António Pedro Santos - Lusa

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público revela que os socialistas estão à frente nas intenções de voto mas perdem a maioria absoluta. O PS tem 38%, cai mais de 3 pontos percentuais face ao resultado obtido nas legislativas. Já o PSD, com um novo líder, sobe mais de 2 pontos percentuais para 30%.

O Chega mantém-se como terceira força política com 9% e também cresce em relação às últimas eleições.

Nesta sondagem, os inquiridos fazem uma avaliação positiva da atuação de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a nota do Presidente nunca foi tão baixa. É de 12,9 numa escala de zero a 20.

Ficha Técnica


Este inquérito foi realizado pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena1 e Público entre os dias 11 e 15 de julho de 2022. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 885 inquéritos válidos, sendo 46% dos inquiridos mulheres, 31% da região Norte, 21% do Centro, 33% da A.M. de Lisboa, 6% do Alentejo, 4% do Algarve, 3% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários e região com base no recenseamento eleitoral e nas estimativas do INE. A taxa de resposta foi de 33%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 885 inquiridos é de 3,3%, com um nível de confiança de 95%.
pub