Suspeitas de fraude eleitoral no concelho de Montalegre

| Política
Suspeitas de fraude eleitoral no concelho de Montalegre

A ver: Suspeitas de fraude eleitoral no concelho de Montalegre

Foto: Pedro Nunes - Reuters

O caso pode configurar uma fraude eleitoral, punível com pena até um ano de prisão. A Comissão Nacional de Eleições já enviou a ocorrência para o Ministério Público, como apurou a investigação do Sexta às 9.

Na véspera das autárquicas, o Sexta às 9 intercetou mais de mil emigrantes à chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. À sua espera estavam autocarros fretados e coordenados por um presidente de Junta de Freguesia e recandidato nas listas do PS no concelho de Montalegre.

No dia seguinte, domingo de eleições, captámos esses mesmos emigrantes a votarem na mesa de voto que garantiu a vitória ao mesmo Presidente de junta.

O PS voltou a ganhar a câmara com maioria absoluta, feito que repete há 28 anos, mas que contrasta com os resultados habituais neste concelho transmontano para as legislativas.

Nas eleições nacionais, a direita ganha sempre e mantém praticamente os mesmos votos nas autárquicas. Já o PS é o grande beneficiário da descida da taxa abstenção.

Nas autárquicas, só este ano, em Montalegre surgiram mais 1641 eleitores que garantiram aos socialistas quase o dobro dos votos alcançados nas ultimas legislativas.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

O economista guineense Carlos Lopes considera que a Europa tem discutido as migrações e outras questões africanas, sem consultar os africanos.

    A revelação foi feita durante uma entrevista exclusiva à RTP à margem da cimeira de CPLP, que decorreu esta semana em Cabo Verde.

    Em entrevista à RTP, Graça Machel revela que o grande segredo de Nelson Mandela era fazer sentir a cada pessoa com quem falava que era a mais importante.

    Apesar da legislação contra estas situações, os Estados Unidos são dos países que mais importam produtos em risco de serem produzidos através de trabalhos forçados.