Suspeitas de fraude eleitoral no concelho de Montalegre

| Política
Suspeitas de fraude eleitoral no concelho de Montalegre

A ver: Suspeitas de fraude eleitoral no concelho de Montalegre

Foto: Pedro Nunes - Reuters

O caso pode configurar uma fraude eleitoral, punível com pena até um ano de prisão. A Comissão Nacional de Eleições já enviou a ocorrência para o Ministério Público, como apurou a investigação do Sexta às 9.

Na véspera das autárquicas, o Sexta às 9 intercetou mais de mil emigrantes à chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. À sua espera estavam autocarros fretados e coordenados por um presidente de Junta de Freguesia e recandidato nas listas do PS no concelho de Montalegre.

No dia seguinte, domingo de eleições, captámos esses mesmos emigrantes a votarem na mesa de voto que garantiu a vitória ao mesmo Presidente de junta.

O PS voltou a ganhar a câmara com maioria absoluta, feito que repete há 28 anos, mas que contrasta com os resultados habituais neste concelho transmontano para as legislativas.

Nas eleições nacionais, a direita ganha sempre e mantém praticamente os mesmos votos nas autárquicas. Já o PS é o grande beneficiário da descida da taxa abstenção.

Nas autárquicas, só este ano, em Montalegre surgiram mais 1641 eleitores que garantiram aos socialistas quase o dobro dos votos alcançados nas ultimas legislativas.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

O criador dos óculos de realidade virtual está a desenvolver tecnologia que vai transferir jogos de vídeo para os campos de batalha.

Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

    O coração de Lisboa foi palco do maior desfile militar dos últimos 100 anos no país, por ocasião do centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.