"Tema bastante tóxico". Costa remete TGV para daqui a sete anos

por RTP
"Daqui a sete anos, eventualmente, é um tema que poderá voltar a surgir" Paul Hanna - Reuters

O primeiro-ministro, António Costa, excluiu, em entrevista ao Canal 11, relançar a breve trecho o projeto do comboio de alta velocidade, reconhecendo que este “é um tema bastante tóxico em Portugal”.

O primeiro-ministro afirma ter “quase a certeza” de que a questão voltará à ordem do dia, “não numa discussão sobre a ligação entre Lisboa e Madrid, mas sobre a inserção de Portugal no conjunto da rede de alta velocidade na Península Ibérica”.

Costa defendeu, todavia, que ainda não é altura de o tema do TGV voltar à atualidade política: “Não está manifestamente maduro, nem há condições económicas nem condições financeiras no próximo quadro comunitário para que esse tema surja. Daqui a sete anos, eventualmente, é um tema que poderá voltar a surgir”.

Ainda sobre o mesmo tema, o chefe do Executivo lembrou que, na atual legislatura, a Assembleia da República aprovou “por uma larguíssima maioria” o Programa Nacional de Investimentos para os próximos sete anos e que foi restabelecido o Conselho Superior das Obras Públicas, “para que haja um bom escrutínio técnico e financeiro dos custos de oportunidade de cada um dos grandes investimentos”, que “têm de ser devidamente priorizados”.


“Vamos ter um quadro institucional mais robusto para que, daqui a sete anos possamos ter essa discussão [do TGV], com calma e serenidade, já estudada”, rematou.

Quanto ao grau de expectativa dos socialistas para as próximas eleições legislativas – a possibilidade de o PS vir a alcançar uma maioria absoluta –, António Costa afirmou que tal dependerá “da avaliação que as pessoas fazem do trabalho feito”.

“Do que nos propusemos a fazer e da realidade que temos para garantir a boa execução desses resultados”, acrescentou.
Tópicos
pub