Wengorovius Meneses deixa Governo em desacordo com ministro

por Mário Aleixo - RTP
O ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Wengorovius Meneses, e o ministro da Educação,Tiago Brandão Rodrigues António Cotrim - Lusa

Sai em "profundo desacordo" com as políticas e o "modo de estar" do ministro da Educação. É assim que João Meneses explica a demissão do cargo de secretário de Estado da Juventude e Desporto. João Paulo Rebelo é o nome escolhido para a substituição.

João Wengorovius Meneses escolheu as redes sociais para revelar que saiu do Governo "em profundo desacordo" com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Quer em relação às políticas seguidas, quer quanto "ao modo de estar".

"Deixo hoje o XXI Governo Constitucional, convicto de que tinha um bom projeto e uma excelente equipa - e de que estávamos no caminho certo - contudo, em profundo desacordo com o senhor ministro da Educação no que diz respeito à política para a juventude e o desporto e ao modo de estar no exercício de cargos públicos", escreveu o governante demissionário no Facebook.

"Continuo convicto de que temos um excelente Governo, capaz de ser bem sucedido num momento político tão decisivo. Votos de sucesso ao Governo", acrescentou.


Tomadas de posse

A saída de João Wengorovius Meneses do Governo foi conhecida na sequência de uma nota colocada na página oficial da Presidência da República, segundo a qual Marcelo Rebelo de Sousa dará posse na quinta-feira, às 15h30, ao novo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, juntamente com os novos ministro e secretário de Estado da Cultura.

O substituto de Wengorovius Meneses é deputado socialista, eleito pelo círculo de Viseu, e faz parte da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

João Paulo Rebelo também esteve na comissão da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, segundo a página da Assembleia da República.

A demissão do secretário de Estado da Juventude e Desporto é a segunda baixa em menos de uma semana na estrutura do Executivo socialista, depois da saída de João Soares da pasta da Cultura.
Tópicos
pub