Associação Portuguesa Contra a Leucemia considera que situação de Aveiro é inexplicável

O presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia não encontra explicações para a situação que se verifica na região de Aveiro, onde há doentes que esperam em média dois anos por uma consulta de hematologia, que não existe na unidade de Aveiro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Sandra Henriques /

Foto: Antena 1

“Penso que é inexplicável. Não há razões que justifiquem um tempo de espera dessa natureza. Provavelmente a causa estará numa falta de coordenação entre as várias estruturas. É uma situação que tem que ser rapidamente revista”, afirma Manuel Abecassis à Antena 1.

O responsável salienta que “a maior parte das situações exigem cuidados médicos num intervalo de tempo que poderá ser no máximo de um mês”. “Atualmente quando se chegar à altura da consulta a situação já está resolvida, ou o doente já não está cá para ir à consulta”, lamenta.

O Jornal de Notícias desta manhã conta que há doentes na região de Aveiro que deveriam começar a ser tratados no prazo de uma semana, mas o tempo médio de espera é de 658 dias. As consultas em causa foram fechadas em janeiro de 2013 por terem entrado em “colapso”, só que a unidade hospitalar aceita na mesma as inscrições e reencaminha os utentes para Coimbra.

PUB