Comité de urgência da OMS analisa esta noite passagem a fase 5 do alerta pandémico

O comité de urgência da Organização Mundial de Saúde (OMS) reúne esta noite para estudar uma eventual passagem à fase 5 do alerta de pandemia, indicou à agência de notícias France Press a porta-voz da OMS. Momentos antes, o vice-director-geral da organização, Keiji Fukuda, afirmava que "o vírus está a espalhar-se".

RTP /
Medidas de prevenção num terminal do aeroporto de Ataturk, na Turquia Tolga Bozoglu, EPA

Na segunda-feira, a OMS tinha decidido alterar o nível de alerta pandémico para 4, numa escala de 6.

Perante as notícias que chegam da América do Norte e da Europa, com a confirmação de mais casos de pessoas infectadas com o vírus H1N1, a OMS pondera agora subir um nível na escala do alerta de pandemia.

"Parece que nos aproximamos disso, mas ainda não estamos lá", afirmava esta tarde o especialista norte-americano Keiji Fukuda.

A passagem para a fase 5 do alerta de pandemia representaria, disse este responsável, um passo significativo. De acordo com a tabela da Organização Mundial de Saúde, a fase 5 representa que "o mesmo vírus causou um surto ao nível da comunidade registado em dois ou mais países".

É ainda uma indicação forte de que "uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de mitigação previstas é agora curto".

Espanha detectou primeiro caso de gripe suína em indivíduo que não esteve no México

Esta tarde a ministra espanhola da Saúde confirmou a existência de dez casos de pessoas infectadas com gripe suína no país e outros 53 em investigação.

Esta responsável confirmou ainda que as autoridades sanitárias detectaram um caso de uma pessoa que não esteve recentemente no México mas que teve contacto com alguém que viajou ao país onde foram registados os primeiros casos.

As 6 fases do alerta de pandemia da OMS:

Fase 1
Nenhum vírus influenza animal a circular entre animais causou infecções em humanos.

Fase 2
Vírus influenza animal causou infecções em humanos e é por isso uma ameaça potencial de pandemia.

Fase 3
Vírus influenza animal ou humano-animal causa esporádicos casos em pessoas, mas sem transmissões humano-humano, excepto em circunstâncias específicas.

Fase 4
Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. "A capacidade de causar surtos sutentáveis da doença numa comunidade marca uma alteração significativa no sentido ascendente sobre o risco de pandemia".

Fase 5
O mesmo vírus que causou surto ao nível da comunidade registado em dois ou mais países de uma região. "Enquanto que a maior parte dos países não serão afectados nesta fase, a declaração de Fase 5 representa um sinal forte de que uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de mitigação previstas é curto".

Fase 6
O vírus causa surtos sustentáveis ao nível da comunidade em mais do que uma região. "A designação desta fase indica que uma pandemia global está em curso".

PUB