Infarmed aponta "não conformidade" no Santa Maria

A Autoridade Nacional do Medicamento aponta "não conformidades" nas condições de preparação e dispensa de medicamentos do Hospital de Santa Maria, até consideradas "críticas" segundo a legislação em vigor para os serviços farmacêuticos hospitalares. Já a avaliação da Ordem dos Farmacêuticos não encontrou incorrecção nos procedimentos dos profissionais do Santa Maria.

RTP /
Os resultados do Infarmed foram enviados para o Ministério Público RTP

"A inspecção incidiu sobre as condições de preparação e dispensa de medicamento e identificou não conformidades, algumas delas consideradas críticas, ao abrigo da legislação em vigor aplicável aos serviços farmacêuticos hospitalares", refere o Infarmed em comunicado.

O Hospital de Santa Maria tem agora 10 dias para apresentar à autoridade um plano de medidas correctivas e preventivas para corrigir as irregularidades detectadas. O Infarmed irá, então, repetir a inspecção ao ciclo de "preparação e dispensa de medicamentos".

Os resultados são divulgados três semanas após os seis doentes de Santa Maria terem ficado com problemas de visão na sequência de uma operação aos olhos realizada a 17 de Julho.

A investigação do Infarmed, entre 22 e 28 de Julho, consistiu na análise do circuito de preparação do medicamento aplicado aos doentes que cegaram no hospital.

Além da investigação da Autoridade Nacional do Medicamento, estão em curso outras investigações, para apurar o que realmente se passou relativamente aos doentes que perderam a visão: uma do DIAP e outra da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde.

Ordem dos Farmacêuticos não aponta incorrecção

A Ordem dos Farmacêuticos fez saber que não verificou "qualquer incorrecção por parte dos profissionais farmacêuticos nem qualquer alteração aos procedimentos estabelecidos".

O relatório da Ordem surge na sequência da avaliação feita por uma comissão criada para avaliar as práticas da farmácia do Santa Maria.

Cinco especialistas integraram o grupo de trabalho que analisou as condições de desempenho dos profissionais farmacêuticos do hospital. A Ordem dos Farmacêuticos recomendou à direcção do hospital que actualize e reveja o Manual de Procedimentos, para torná-lo mais descritivo e reafirmou a necessidade de regulamentar as carreiras de Farmacêuticos.

Entidade Reguladora da Saúde anuncia conclusões na próxima semana

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) já concluiu a investigação ao caso dos doentes que cegaram no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, mas só anuncia os resultados do inquérito na próxima semana.

A ERS avaliou os procedimentos do hospital, no Serviço de Oftalmologia, para perceber se foi garantido aos utentes a segurança e qualidade dos tratamentos médicos.

PUB