Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Inteligência artificial torna-se imbatível no jogo Go

por Jorge Almeida - RTP
Reuters

Pense num programa de inteligência artificial que consegue derrotar os melhores jogadores do mundo no jogo Go. Agora imagine outro programa que derrota o programa que já venceu os campeões humanos. Em 72 horas venceu 100-0.

A empresa líder mundial na investigação de inteligência artificial, a Deep Mind, adquirida pela Google em 2014, criou um programa capaz de derrotar os melhores jogadores do mundo do conhecido jogo chinês Go.

O programa AlphaGo já venceu os dois melhores jogadores do mundo, o sul-coreano Lee Se-Dol foi derrotado por 4-1, em 2016, e o número um mundial, o chinês Ke Jie, no passado mês de maio.

O jogo Go permite mais movimentos do que o número de átomos do universo e este triunfo de uma máquina sobre o homem aconteceu mais cedo do que muitos esperavam.

Tal como acontece em muitos avanços neste campo, as experiências exigiram as combinações de grande quantidade de dados, neste caso de registos de milhares de jogadas e uma grande capacidade de processamento em computadores.
Inteligência artificial sem limites
Mas o que é verdadeiramente surpreendente é que um novo programa, o AlphaGo Zero, que começou apenas com as regras do jogo, conseguiu vencer o programa original 100 jogos em 72 horas, sem uma única derrota.

O CEO da Deep Mind, Demis Hassabis, no último confronto com um jogador humano. Foto: Kim Hon-Jin - Reuters

“Estamos bastante entusiasmados porque pensamos que pode haver progressos em problemas reais, embora ainda estejamos longe de uma inteligência artificial completa”, disse Demis Hassabis, o chefe-executivo da Deep Mind.
Tópicos
pub