Único satélite português (PoSat-1) foi lançado há 25 anos

| Tecnologia
Único satélite português (PoSat-1) foi lançado há 25 anos

DR

Faz 25 anos que o primeiro e único satélite português foi lançado em órbita terrestre. Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o "pai" do PoSat -1, assume que gostaria de ver retomada a aposta na indústria aeroespacial.

O cientista por trás deste projeto inovador, vive agora numa pequena aldeia do concelho da Guarda, lembra que o lançamento do PoSat foi um momento de grande pressão e nervosismo.

O satélite português, teve um custo aproximado de três milhões de euros e ainda está em órbita terrestre, apesar de não estar a funcionar.

25 anos passados, Carvalho Rodrigues deixa elogios aos novos projetos que estão a ser desenvolvidos em Portugal e pelos portugueses na área da engenheiria espacial.

Saiba mais sobre o primeiro satélite português e veja onde se encontra atualmente o PoSat – 1.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

      Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

        Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.