Único satélite português (PoSat-1) foi lançado há 25 anos

| Tecnologia
Único satélite português (PoSat-1) foi lançado há 25 anos

DR

Faz 25 anos que o primeiro e único satélite português foi lançado em órbita terrestre. Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o "pai" do PoSat -1, assume que gostaria de ver retomada a aposta na indústria aeroespacial.

O cientista por trás deste projeto inovador, vive agora numa pequena aldeia do concelho da Guarda, lembra que o lançamento do PoSat foi um momento de grande pressão e nervosismo.

O satélite português, teve um custo aproximado de três milhões de euros e ainda está em órbita terrestre, apesar de não estar a funcionar.

25 anos passados, Carvalho Rodrigues deixa elogios aos novos projetos que estão a ser desenvolvidos em Portugal e pelos portugueses na área da engenheiria espacial.

Saiba mais sobre o primeiro satélite português e veja onde se encontra atualmente o PoSat – 1.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.