Programas tv

O Conde d´Abranhos

Alípio chega à política

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Alípio chega à política

Episódio 5 de 13 Duração: 50 min

Tudo aconteceu de repente. O governo caiu. E de uma forma estranha. Não foi a oposição que o derrubou, não foi o partido do governo que lhe retirou a confiança. Caiu, pura e simplesmente, com um ataque de bexigas. Um dos ministros apareceu numa reunião cheio de bexigas e coçando-se desesperado. Dois dias depois era o governo que se coçava desesperadamente, brotando bexigas por todos os lados dos corpos das ministeriáveis criaturas. Foi necessário convocar eleições antecipadas. O partido de Cardoso Torres fez a lista de deputados. Faltavam poucos dias para o evento quando o futuro ministro da justiça descobre que pelo círculo de Freixo de Espada á Cinta era candidato Artur Gavião, o maior putanheiro de Lisboa, a vergonha e a miséria moral servida em doses concentradas. Ameaçou Cardoso Torres. - Se esse debochado vai para deputado não conte comigo para a pasta da Justiça!

O outro ainda insistiu. Era amigo do pai do rapaz, devia-lhe favores, mas o futuro ministro retorquiu que maiores favores lhe devia a ele, pelo que tinha que escolher. E derepente uma crise aberta por falta de candidato. Foi Vaz Correia quem salvou essas eleições. - Tenho a pessoa indicada para o lugar. É advogado no meu escritório e ainda por cima genro do desembargador Amado.

E pronto, Alípio foi deputado por Freixe de Espada á Cinta, embora durante muito tempo tivesse convencido que tinham sido minhotos que o tinham eleito. Foi preciso um chiste de um deputado da oposição para descobrir que Freixe de Espada á Cinta ficava algures em Trás-os-Montes.


Ficha Técnica

Título Original
O Conde d´Abranhos
Intérpretes
Paulo Matos, Sofia Alves, NIcolau Breyner, Rui Luis, Helena Coelho, Henrique Viana, entre outros
Realização
António Moura Mattos
Produção
Antinomia Prods.
Autoria
Francisco Moita Flores, baseado na obra de Eça de Queiroz
Música
Paco Bandeira
Ano
2000
Duração
50 minutos