DE AMOR E DE SOMBRA
O Chile sob a ditadura de Pinochet sob a hábil dimensão fantástica e a incisiva visão política de Isabel Allende, num tocante melodrama com Antonio Banderas e Jennifer Connolly.
Nos anos 70 no Chile, durante a ditadura de Pinochet, a bela Irene trabalha numa revista de moda e vive num universo sócio-cultural de segurança e privilégios. Namora com um jovem oficial do exército e parece ignorar a dramática realidade em que vive mergulhado o Chile. Porém, um dia, tudo muda, radicalmente, na sua vida. Apaixona-se por Francisco, um psicólogo que trabalha como fotógrafo e luta na clandestinidade contra o repressivo e brutal regime de Pinochet. Com Francisco, e através dele, Irene, descobre um país diferente daquele que conhecia ou julgava conhecer. Um país empurrado para o medo e para a miséria, dominado pela violência e pela injustiça.
?De Amor e de Sombras?, uma co-produção entre a Argentina e a Espanha, parte de um argumento adaptado do romance de Isabel Allende, sobre o Chile de Pinochet evocado através da emocionante e perigosa história de amor entre uma bela jovem da classe dominante e um jovem combatente pela liberdade. Ela vivia ignorando a miséria, a violência e a injustiça reinantes no seu país. Ele arriscava tudo para lutar pelo fim da ditadura e denunciar ao Mundo as atrocidades de Pinochet. E, no meio deste universo de medo e repressão, clandestinidade e resistência, viveram um apaixonante romance. A argentina Betty Kaplan assina um tocante melodrama que é uma amarga evocação dos angustiantes anos da ditadura chilena, onde se reflecte a hábil dimensão fantástica e a incisiva visão política de Isabel Allende, com Antonio Banderas e Jennifer Cannolly nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- OF LOVE AND SHADOWS
- Intérpretes
- Antonio Banderas, Jennifer Connelly, Stefania Sandrelli, Diego Wallraff, Camilo Gallardo, Patricio Contreras, Jorge Rivera Lopéz, Angela Ragno.
- Realização
- Betty Kaplan
- Produção
- Richard B. Goodwin, Betty Kaplan e Paul Mayersohn
- Autoria
- Donald Freed
- Música
- José Nieto
- Ano
- 1994
- Duração
- 100m (cor) minutos