Por Outro Lado
João Amaral
Nasceu nos Açores há 58 anos mas elegeu o Porto como a sua terra, depois de ter andado por todo o país ao sabor das colocações do pai, alto funcionário do Estado.
O primeiro contacto com a política deu-se em Santarém, durante a candidatura de Humberto Delgado.
Fez o curso de Direito em Coimbra, onde entrou em 1961 e onde aderiu ao Partido Comunista, e trabalhou no Sindicato dos Metalúrgicos do Porto até que, já após o 25 de Abril, foi chefe de gabinete dos ministros do Trabalho Avelino Gonçalves e Costa Martins.
Mais tarde, fez parte do gabinete de apoio ao Grupo Parlamentar do PCP e foi depois eleito deputado - função que desempenhou durante quase vinte anos.
Um dos mais conhecidos críticos da orientação atual do PCP, João Amaral não foi integrado nas listas de candidatos às legislativas de Março e deixou a Assembleia da República. Meses antes, tinha sido eleito presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.
A entrevista é principalmente sobre o percurso que o levou a envolver-se na política, numa geração de universitários que protagonizou as lutas estudantis e teve a guerra colonial sempre presente.
Ficha Técnica
- Título Original
- Por Outro Lado
- Intérpretes
- entrevistas de Ana Sousa Dias
- Produção
- Alice Milheiro
- Ano
- 2001
- Duração
- 50 m minutos
- Série
- IV