LAURA
Um dos mais célebres filmes americanos dos anos 40 que é também uma magistral realização de Otto Preminger
Laura Hunt é considerada morta pela polícia, que atribui a sua identidade a um cadáver encontrado no seu apartamento. Mark McPherson encarrega-se das investigações e contacta Waldo Lydecker e Shelby Carpenter, ambos amigos íntimos de Laura. Nada do que eles lhe contam o ajudam a encontrar pistas para o macabro homicídio, muito embora fique fascinado pelos relatos da vida de Laura. Então, subitamente, Laura regressa a casa, viva e feliz, depois de ter passado uns dias na sua casa de campo. À luz dos novos factos fica estabelecido que a morta é Diane Redfere, uma amiga de Shelby que se encontrou com ele no apartamento de Laura, o que torna Shelby, Waldo e a própria Laura nos principais suspeitos do crime.
?Laura? é um dos mais célebres filmes americanos dos anos 40 e, sem dúvida, uma das obras-primas de Otto Preminger. História policial, adaptada ao cinema a partir de um conto de Vera Casparay, ?Laura? começa por ser uma história necrófila, construida em torno de uma personagem ausente, supostamente assassinada, cuja personalidade é reconstituída por dois suspeitos da sua morte, até que ela própria surge viva e se torna também suspeita do crime. Preminger manipula com portentosa precisão os elementos visuais, sonoros e emocionais desta fascinante, absorvente e insólita história de crime e mistério. Da espantosa fotografia a preto e branco de Joseph La Shelle, premiada com um Oscar da Academia de Hollywood, aos mais ínfimos pormenores do ?décor?, o menor dos quais não é certamente o retrato da personagem central, passando pelo inesquecível e belíssimo tema musical de David Raksin, ?Laura? é uma magnífica obra de culto que contou com um notável quarteto de principais interpretes: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb e Vincent Price.
Ficha Técnica
- Título Original
- LAURA
- Intérpretes
- Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb, Vincent Price, Judith Anderson, Dorothy Adams, Kathleen Howard, James Flavin.
- Realização
- Otto Preminger
- Produção
- Otto Preminger
- Autoria
- J. Dratler, S. Hoffenstein e B. Reinhardt
- Música
- David Raksin
- Ano
- 1944
- Duração
- 85m (pb) minutos