AMIZADE SEM LIMITES
Peter Jackson a recriar uma história verídica dos anos 50 na Nova Zelândia sobre a amizade entre duas adolescentes, num filme de fabulosa atmosfera nostálgica com Kate Winslet.
Em 1952 numa pequena cidade da Nova Zelândia, a adolescente Pauline Parker leva uma vida sem emoções, sem perspectivas e sem ambição. Um dia, entra para a sua turma no liceu a bela Juliet Hulme, uma extrovertida de língua afiada que fascina Pauline. As duas descobrem que têm uma paixão comum pela escrita e inventam um universo de ficção encantado, Borovnia , o seu ¿quarto Mundo¿, um paraíso metafísico povoado por reis, rainhas, príncipes e princesas. Juliet fica tuberculosa e é internada num sanatório mas Pauline continua a visitar a amiga o que deixa a sua mãe na maior das inquietações com a relação íntima entre as duas raparigas à qual decide pôr termo. Porém, Pauline e Juliet encontram uma solução, drástica, para continuarem a encontrar-se.
Depois dos filmes de horror mais impressionantes e delirantes seria difícil imaginar que o neo-zelandês Peter Jackson pudesse assinar um filme como ¿Amizade Sem Limites¿. Baseando-se num facto verídico, o futuro autor de ¿O Senhor dos Anéis¿ recriou de forma soberba a história de amizade entre duas adolescentes da Nova Zelândia nos anos 50 que se iria tornar num caso célebre. Uma relação mista de obsessão, inocência e imaginação que entrou em rota de colisão com os valores morais mais puritanos e com a má consciência de uma sociedade de vícios privados e públicas virtudes. Jackson cria uma fabulosa atmosfera de encantamento nostálgico e de intimidade adolescente para contar a história de duas raparigas inteligentes, insolentes, imaginativas e ousadas, dispostas a tudo para evitar que a sua amizade pudesse ser destruida. Uma grande realização de Jackson, magistralmente servida pelas interpretações de Melanie Lynskey e Kate Winslet nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- HEAVENLY CREATURES
- Intérpretes
- Melanie Lynskey, Kate Winslet, Sarah Pierse, Diana Kent, Clive Merrison, Simon O¿Connor.
- Realização
- Peter Jackson
- Produção
- Jim Booth
- Autoria
- Frances Walsh e Peter Jackson
- Música
- Peter Dasent
- Ano
- 1994
- Duração
- 110m (cor) minutos