Programas tv

A Nona Porrta

Imagem de A Nona Porrta

Géneros

  • Filmes - Fantástico

Informação Adicional

Roman Polanski regressa aos thrillers satânicos com esta sinistra história sobre a busca de um livro escrito sob a inspiração do Diabo, com Johnny Depp.

Dean Corso, um especialista em autenticações e localizações de livros raros, é contratado por um colecionador riquíssimo, Balkan, para encontrar as duas únicas cópias existentes de um livro escrito no século XVII. O livro em questão, que se julga ter sido escrito sob a influência do Diabo, permite, a quem possuir o original, convocar o Senhor das Trevas. Balkan tem uma das três cópias mas não sabe se é a original e encarrega Dean de lhe trazer as outras duas. Dean viaja pela Europa, já que um dos livros se encontra em Portugal e o outro em Paris, mas a sua viajem vai revelar-se um autêntico pesadelo, recheado de imprevistos e perigosos atentados.

Roman Polanski sempre teve uma perdileção muito particular pelos temas do Fantástico, nomeadamente de cariz satânico, de que o celebérrimo "A Semente do Diabo" é profundamente marcante. "A Nona Porta" parte da livre adaptação ao cinema de um romance de Arturo Perez, sobre o acidentado inquérito conduzido por um jovem especialista em livros raros que tenta encontrar as duas únicas cópias de um livro do século XVII, supostamente escrito sob a direta influência do Diabo. Polanski, com mestria, constrói um filme de sufocante e sinistra atmosfera, que desenvolve com notável precisão ao longo de uma inquietante e intrigante trajetória de incerto desfecho. Um thriller satânico, construido como um perturbador filme policial recheado de golpes de teatro e sortilégios, que Polanski continua a manipular de forma admirável. Com Johnny Depp, Frank Langella, Lena Olin e Emmanuelle Seigner nos principais papeis.

Ficha Técnica

Título Original
The Ninth Gate
Intérpretes
Johnny Depp, Frank Langella, Lena Olin, Emmanuelle Seigner, Barbara Jefford, Jack Taylor, James Russo, Willy Holt, Allen Garfield.
Realização
Roman Polanski
Produção
Roman Polanski
Autoria
John Brownjohn, Enrique Urbizu e Roman Polanski
Música
Wojciech Kilar
Ano
1999
Duração
130 (cor) minutos