A Nona Porrta
Roman Polanski regressa aos thrillers satânicos com esta sinistra história sobre a busca de um livro escrito sob a inspiração do Diabo, com Johnny Depp.
Dean Corso, um especialista em autenticações e localizações de livros raros, é contratado por um colecionador riquíssimo, Balkan, para encontrar as duas únicas cópias existentes de um livro escrito no século XVII. O livro em questão, que se julga ter sido escrito sob a influência do Diabo, permite, a quem possuir o original, convocar o Senhor das Trevas. Balkan tem uma das três cópias mas não sabe se é a original e encarrega Dean de lhe trazer as outras duas. Dean viaja pela Europa, já que um dos livros se encontra em Portugal e o outro em Paris, mas a sua viajem vai revelar-se um autêntico pesadelo, recheado de imprevistos e perigosos atentados.
Roman Polanski sempre teve uma perdileção muito particular pelos temas do Fantástico, nomeadamente de cariz satânico, de que o celebérrimo "A Semente do Diabo" é profundamente marcante. "A Nona Porta" parte da livre adaptação ao cinema de um romance de Arturo Perez, sobre o acidentado inquérito conduzido por um jovem especialista em livros raros que tenta encontrar as duas únicas cópias de um livro do século XVII, supostamente escrito sob a direta influência do Diabo. Polanski, com mestria, constrói um filme de sufocante e sinistra atmosfera, que desenvolve com notável precisão ao longo de uma inquietante e intrigante trajetória de incerto desfecho. Um thriller satânico, construido como um perturbador filme policial recheado de golpes de teatro e sortilégios, que Polanski continua a manipular de forma admirável. Com Johnny Depp, Frank Langella, Lena Olin e Emmanuelle Seigner nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Ninth Gate
- Intérpretes
- Johnny Depp, Frank Langella, Lena Olin, Emmanuelle Seigner, Barbara Jefford, Jack Taylor, James Russo, Willy Holt, Allen Garfield.
- Realização
- Roman Polanski
- Produção
- Roman Polanski
- Autoria
- John Brownjohn, Enrique Urbizu e Roman Polanski
- Música
- Wojciech Kilar
- Ano
- 1999
- Duração
- 130 (cor) minutos