Os Lobos
Episódio n.º19
Teresa diz a Jacinto que, por causa dos pais, terão de passar a encontrar-se mais amiudadamente. O engenheiro declara-lhe , uma vez mais, o seu amor e o desejo de casar com ela o mais depressa possível. Confusa e apaixonada, Teresa pede-lhe ajuda, mas surge Zulmira e, como se tivesse visto o diabo, a jovem afasta-se apressada.
Sara e Pierre ultimam os preparativos da festa de aniversário de Lourenço.
Mário marca a Fausto uma entrevista de fundo com Lourenço Lobo, a primeira dada em toda a sua vida.
Com alguma relutância, Fausto aceita a incumbência e acaba por ficar fascinado com a personalidade do entrevistado que, não se furtando a nenhuma resposta, acaba por lhe confessar que a sua única ferramenta de trabalho é o dinheiro.
Rui obtém autorização para uma saída precária e prepara-se passar o fim de semana fora da prisão.
Enquanto Fausto experimenta , com a maior dificuldade , um smoking emprestado por Mário, surge Daisy que lhe revela ter colocado as fotografias procuradas e não encontradas por Carvalhal debaixo do colchão para evitar que elas se amachucassem¿ Fausto respira de alívio..
O tempo passa aumentando o desespero de Manuel que não encontra soluções para resolver o problema dos salários. A única que Silvestre lhe aponta como infalível, recorrer ao pai, está completamente fora de questão pelas repercursões negativas que teria na decisão de Lourenço Lobo quanto à sua hipótese do filho lhe suceder na presidência.
No gabinete de Ivone, a comissão de trabalhadores, que aguarda para ser recebida pelo administrador, dá sinais de impaciência. Pelo seu lado, Manuel não parece saber como lhes comunicar que ainda não o dinheiro necessário.
Não menos desesperado fica Pierre ao tomar conhecimento que o pasteleiro encarregado da doçaria para a Festa de Aniversário viu as suas instalações seladas pela Inspecção-Geral da Saúde, por falta de assépcia. Vale-lhe Sara que se lembra que Guida, a cozinheira da cantina da fábrica tem a fama e o proveito de confeccionar bolos deliciosos¿ E , enquanto os delegados sindicais continuam á espera de serem recebidos, Sara lança um SOS a Manuel que chama Guida que aceita encarregar-se de adoçar as bocas dos convidados para a Festa de Aniversário do Comendador Lobo.
Manuel ganha, finalmente, coragem para receber a Comissão de trabalhadores recebendo os seus representantes com oferta de charutos e bebidas que estes, obviamente, rejeitam com manifesta indignação. Manuel, de cabeça perdida, acusa-os de ingratidão e de estarem, sistematicamente, contra os patrões . Sem se intimidarem, os delegados respondem-lhe, com toda a firmeza, estarem contra patrões como ele ,mas a favor de patrões como seu pai¿"- Daqui para a frente , a decisão será tomada pelo plenário dos trabalhadores!¿" -- assegura Ricardo em jeito de despedida.
E é num agitado plenário que vão ser decididas as medidas a tomar pelos trabalhadores da fábrica.
Ficha Técnica
- Título Original
- Os Lobos
- Intérpretes
- Sinde Filipe, Diogo Infante, Henrique Viana, Manuela Maria, Sofia Alves, João Lagarto, Patrícia Tavares, Fernanda Serrano.
- Realização
- Jorge Cardoso e J. de Mello
- Produção
- NBP
- Autoria
- Francisco Nicholson
- Música
- Paco Bandeira
- Ano
- 1998
- Duração
- 30m minutos