Os Lobos
Episódio n.º26
A família de Teresa sai da missa cruzando-se com Zulmira. Teresa cumprimenta-a, não tão discretamente que passe desapercebida ao pai que, a talho de foice , aproveita para lhe dizer que, na véspera, a viu a almoçar com Jacinto. Os ciúmes de Teresa são incontornáveis. Sabrina mostra o anel de noivado, oferecido pelo Jorge, ao pai que, pouco entusiasmado a interroga sobre o tipo de casamento que tencionam realizar: só pelo civil ou pela igreja?¿ admirada, a jovem pediatra lembra que, quer ela quer o noivo, são católicos e revela-lhe o seu desejo de ir casar a Viana de Castelo terra de Venâncio e, por coincidência, do avô de Jorge, também. Apanhado de surpresa, Venâncio promete pensar no assunto.
No adro de Igreja, Teresa queixa-se á mãe da atitude do pai, que parece fazer tudo para a magoar quando surge Jacinto e se dirige à família Monteiro. Luís tenta evitá-lo afastando-se com a mulher e os filhos, mas Luisinho faz questão em apresentar-se e cumprimentar o namorado da irmã escandalizando o pai.
Vina participa a Manuel, que já apresentou ao sogro as suas condições , para que a família Lobo se veja livre dela. Manuel propõe-lhe um tratamento na melhor clínica do mundo. Vina reage com grande agressividade acusando os Lobos de quererem obrigá-la a apodrecer num hospício, á semelhança do já ocorrido com a própria mãe de Manuel.
O diálogo entre Guida e Ricardo é um diálogo de surdos porque Guida vê em Ricardo um bafejado pela sorte, que lhe permitiu trabalhar deste os catorze anos, enquanto Rui, coitadinho, é um desamparado vitima das más companhias.
Lourenço e Salomé, acertam os pormenores da ida desta para a fábrica. Para além de proceder á imediata liquidação dos salários em atraso, Salomé terá de recuperar a confiança dos trabalhadores. Salomé lembra o pai de que Manuel pretende instaurar vários processos disciplinares, mas Lourenço reflecte que Manuel tem é que ter cuidado para não ser ele a levar com um processo em cima.
Lúcia aceita o convite de Fausto para trabalhar com ele na biografia do comendador, mas Inês pede tempo para pensar.
A imprensa escrita não deu qualquer destaque à inoportuna manif que pôs ponto final na festa de aniversário de Lourenço e Pierre pretende convencer os Lobos que tal aconteceu por influência sua. Rui despede-se da família e regressa à cadeia. Guida pergunta a Ricardo porque é que não gosta do irmão. Ricardo responde-lhe com outra pergunta:" Porque é que a mãe não gosta de mim".
Na piscina do solar dos Lobos, Marlene diverte-se na companhia de Sara e Pierre. Lourenço convida-a para uma taça de champanhe. Sara ao ver a cena pergunta á amiga se quer ser tratada por mãe ou por madrinha. Lourenço acha a boca de muito mau gosto. Mas a verdade é que o jogo de sedução de Marlena é cada vez mais acentuado. Á distância Vina observa. Salomé vem despedir-se do pai, porque, como é seu hábito, passará o dia de domingo fora. Com quem é que constituí um mistério para todos.
Na pensão, Fausto observa as fotografias do acidente de o Negativo e compara-as com as do aniversário de Lourenço chegando à conclusão que os seguranças deste aparecem em ambos os retratos. Lúcia deixa no ar uma interrogação:" Será que Lourenço está por detrás de tudo o que aconteceu?¿"
Ficha Técnica
- Título Original
- Os Lobos
- Intérpretes
- Sinde Filipe, Diogo Infante, Henrique Viana, Manuela Maria, Sofia Alves, João Lagarto, Patrícia Tavares, Fernanda Serrano.
- Realização
- Jorge Cardoso e J. de Mello
- Produção
- NBP
- Autoria
- Francisco Nicholson
- Música
- Paco Bandeira
- Ano
- 1998
- Duração
- 30m minutos