Planeta Azul
OS SENHORES DAS AREIAS
Os saqueadores de areias agem quase impunemente de norte a sul de Portugal e até agora ninguém os quer parar. O negócio legal de de extracção de areias movimenta 300 milhões de euros por ano, e já tem elevados custos ambientais,mas é apenas uma parte da realidade.
Ocultos no meio dos pinhais há homens sem escrúpulos que se dedicam à pilhagem completamente ilegal de areias com mira no lucro de milhões.
O jornalista António Marques documentou a devastação ambiental e conduziu um inquérito no terreno; poucos areeiros expuseram os seus argumentos; alguns tentaram a intimidação e brandiram telemóveis e advogados.
A extracção de areias foi catapultada para o primeiro plano com a trágica queda da ponte de Entre-os-Rios. Só depois se tentou meter alguma ordem na actividade que está sujeita a licenças oficiais.
Nos portos de mar, as areias provenientes de desassoreamentos constituem por vezes 70 por cento das receitas das autoridades portuárias. A factura paga-se com uma erosão costeira acelerada.
Ligada a um sector dominante na economia nacional- a construção civil- a extracção desordenada e descontrolada de areias - é uma actividade que está a clamar pela intervenção fiscalizadora das autoridades estatais.
Ficha Técnica
- Título Original
- Planeta Azul
- Intérpretes
Coordenação de Pedro Oliveira
Apresentação de Sílvia Alves- Ano
- 2002
- Duração
- 30 m minutos
- Série
- II