Planeta Azul
HERANÇA PESADA
"Herança Pesada" é uma reportagem que persegue a origem, as consequências e o destino de resíduos industrais altamente poluidores e perigosos.
Abandonadas jazem a céu aberto centenas de milhar de toneladas de resíduos perigosos: materiais contaminados com mercúrio, arsénio, chumbo e outros metais pesados que, em concentrações elevadas, podem provocar a morte. É assim o cenário em Estarreja, ¿desenhado¿ pela indústria química ao longo de cinco décadas.
Todos os dias, substâncias poluentes vão-se infiltrando nos aquíferos, contaminam fontes de água para consumo humano, deslizam pelas valas até à Ria de Aveiro.
Esta situação repete-se em vários pontos do país e , sendo conhecida, só agora começam a esboçar-se soluções. Aliás ainda é mais barato poluir do que tratar os resíduos e empresas e empresários tardam em investir lucros em boas práticas ambientais.
Enquanto se anuncia a construção de um aterro vocacionado para resíduos industriais perigosos e persiste a polémica da co-incineração, a equipa do ¿Planeta Azul¿ vem mostar descargas ilegais, águas e campos contaminados, riscos para a saúde pública que poucos têm ousado denunciar.
A poluição por metais perigosos como em Estarreja é uma ¿herança pesada¿ que gerações futuras terão ainda de enfrentar.
Um trabalho do jornalista Mário Lino.
Ficha Técnica
- Título Original
- Planeta Azul
- Intérpretes
Coordenação de Pedro Oliveira
Apresentação de Sílvia Alves- Ano
- 2002
- Duração
- 30 m minutos
- Série
- II