SAX AZUL
TETE MONTOLIU TRIO
Tete Montoliu nasceu em Barcelona a 28 de Março de 1933. É cego de nascença. O seu pai, que tocava trompa na Orquestra Sinfónica de Barcelona, desejava que Tete se tornasse um concertista em piano, mas em 1940 a mãe trouxe-lhe alguns discos de Duke Ellington, o que lhe fez despertar o interesse pelo Jazz. Três anos mais tarde, DonByas viveu com a família Montoliu tornando-se simultaneamente seu professor informal.
Durante muito tempo, Tete manteve-se pouco conhecido devido à ausência de actividade de Jazz em Espanha. À medida que o seu talento se foi espalhando começou a aparecer em diversos países da Europa, acompanhado por Roland Kirk, nos finais de 1964. Tocou também com Arcie Shepp no clube Montmartre em Copenhaga durante 2 meses, e com D. Cherry durante 3 semanas, mas nunca se sentiu completamente à vontade com a música deste. No final dos anos 60 e 70 Montoliu começou gradualmente a obter grande aceitação como um solista privilegiado, com uma mão direita extremamente inventiva e estilo original adaptável a diversas situações.
Neste espectáculo vamos assitir à axtuação de Tete Montoliu, piano, Sonny Stitt, sax tenor, Herbie Lewis, contra-baixo e Billy Higgins, bateria.
Produção do espectáculo: ProJazz /DM Produções
Produção RTP: João Henrique
Realização RTP: José Manuel Tudela
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL