SAX AZUL
TRIO DE MCCOY TYNER
Nascido em Filadélfia em 1938, McCoy Tyner começou a fazer a aprendizagem clássica do seu instrumento preferido com a idade de 13 anos. As suas primeiras influências no campo do Jazz, vamos encontrá-las em Bud Powell, Thelonius Monk ou Art Tatum, para apenas referirmos oa mais importantes e a sua primeira grande experiência profissional tem lugar em finais dos anos 50 quando é convidado a integrar o famoso "Jazztet" de Benny Golson e Art Farmer. Mas é entre 60 e 65 que a sua qualidade de instrumentista e jazzman desperta unânime reconhecimento, ao integrar as fileiras do grupo de um músico genial - o Quarteto de John Coltrane - podendo dizer-se que também lhe coube papel decisivo na viragem do estilo do grande saxofonista para o Jazz modal.
A experiência adquirida no seio deste grupo veio seguramente trazer-lhe a maturidade necessária para iniciar uma carreira em seu próprio nome, sobretudo através da formação de um clássico trio acústico de piano, bateria e contrabaixo, com o qual realizou várias digressões pelos EUA e por todo o mundo, gravando inúmeros discos.Em alternância com a formação de trio, McCoy Tyner organizou ainda um quinteto com a participação de nomes destacados como o saxofonista Gary Bartz ou o violinista John Blake, para além de outra experiência importante, iniciada em 1984, à frente da sua própria big band , com a qual pela primeira vez veio à Europa na temporada de 1990.
Neste espectáculo vamos assistir à actuação de MCCoy Tyner, piano, John Blake, violino, Joe Ford, sax, Avery George Sharpe, contra-baixo e Ronnie Burrage, bateria.
Produção do espectáculo: ProJazz/DM Produções
Produção RTP: Luisa Maria Jacinto
Realização RTP: Luis Filipe Costa
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL