SAX AZUL
HARPER BROTHERS
Winard e Philip Harper cresceram em Baltimore e Atlanta e começaram a tocar na banda de rock¿n roll de Danny, o irmão mais velho. Depois vem o baptismo do fogo no jazz em Nova Iorque.
Mais tarde em 1988, juntos e com amigos gravam um disco produzido pelo eminente Ron Carter.Chama-se "Harper Brothers" e agitou a cena internacional. É música acústica, a "mainstream"que as novas gerações da altura preferem e praticam, com referências várias a improvisadores mais velhos, doutros tempos, anos 50 e 60. São tradicionalistas.
Em 1989 gravaram Remembrance, uma sessão com público no Clube "Village Vanguard" em Greenwich Village.
Tudo aponta para que a música dos Harper e a semelhante tocada pelos da sua geração, seja o jazz mais tocado no século XXI.
Neste programa assistiremos a um espectáculo dos Harper Brothers gravado pela RTP a-quando do Festival Jazz Num Dia de Verão em 1990 e onde actuam os músicos:
Philip Harper - Trompete
Justin Robinson - Sax
Kevin Hays - Piano
Eric Lemon - Contrabaixo
Winard Harper - bateria
Uma produção da Projazz/DM e RTP - Ana Varela
Realização de Mário Ferreira Mendes
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL