SAX AZUL
TONY WILLIAMS
Anthony Williams nasceu em Chicago a 12 de Dezembro de 1945. Mudou-se ainda jovem para Boston, onde teve a oportunidade de tocar com o saxofonista Sam Rivers. Em 1962, foi para Nova Iorque, onde trabalhou com o sax Jackie Mclean.
De 1963 a 1969, fez parte do quinteto Miles Davis , afirmando-se então como um dos melhores bateristas da jovem geração e abrindo caminhos para o mundo da percussão e de toda a música afro-americana.
Deixou a formação de Miles Davis para organizar o seu próprio grupo, o conhecido Lifetime, em colaboração com John McLaughlin e Larry Young. Este grupo combinava as harmonias convencionais, o "free-jazz" e o rock, numa mistura altamente vigorosa e estimulante.
O Quinteto de Tony Williams conheceu várias alterações, mas manteve sempre a qualidade musical influenciada pelo rock e valorizando a improvisação.
Mais tarde, com a colaboração de grandes revelações como o trompetista Wallace Roney e o pianista Mulgrew Miller, o grupo lançou-se num jazz acústico, qualificado como o novo "harp-bop".
Tony Williams viria a falecer em Fevereiro de 1997.
No espectáculo que iremos ver neste programa, gravado em 1987 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, Tony Williams actuou juntamente com os elementos que constituíam o seu grupo: Wallace Roney, trompetista, Donald Braden, Saxofonista, Mulgrew Miller, panista e Charnet Moffet, contrabaixista.
A produção esteve a cargo da Projazz /DM e RTP.
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL