Programas tv

SAX AZUL

Imagem de TOOTS THIELEMANS

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

TOOTS THIELEMANS

Episódio 44 de 0

Toots Thielemans, (nascido em Bruxelas a 22 de Abril de 1922) introduziu a harmónica cromática como um instrumento do jazz desde meados dos anos 50. Toots toca harmonica com a destreza de um saxofonista. O seu primeiro intrumento foi o acordeão e depois a guitarra, influenciado por Django Reinhardt.

Muito receptivo à linguagem do "Bop", Thielemans tocou em clubes americanos na Europa, visitou os Estados Unidos da América pela primeira vez em 1947 e partilhou o mesmo palco com Charlie Parker no Festival de Jazz de Paris em 1949. Fez uma digressão pela Europa com o sexteto de Benny Goodman em 1950 e no ano seguinte tocou nos EUA.

Entre 1953 e 1959 foi guitarrista do quinteto de George Shearing.

Gravou o seu primeiro êxito "Bluesette", (combina o assobio com a guitarra) em 1961. De então para cá é muito procurado como solista pelo seu estilo inconfundível de tocar harmónica, tendo trabalhado com Quincy Jones.

Toots Thielmans produziu o seu "Brasil Project", que se tornou popular nos anos 90 ao tocar com músicos brasileiros.

Neste concerto de carácter intimista, gravado pela RTP-Açores em 1999 e realizado por Luís Alberto Bettencourt, Toots Thielmans toca harmónica acompanhado pelo pianista Kenny Werner.

Na segunda parte do programa assistiremos ao concerto do trio formado por Russel Malone (guitarra), Benny Grenn (Piano) e Ray Drummond (Contrabaixo), também realizado por Luís Alberto Bettencourt por ocasião do Festival Angrajazz 2002.

Ficha Técnica

Título Original
SAX AZUL