Programas tv

SAX AZUL

Imagem de BETTY CARTER

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

BETTY CARTER

Episódio 5 de 0

A 16 de Maio de 1930, nasceu Lillie Mae Jones. Estudou no liceu e no conservatório de Detroit e foi lá que se estreou, ganhando um curso para cantoras amadoras, no Teatro Paradise. Pouco tempo depois, uma noite num clube em Detroit, actuou com a orquestra de Dizzie Gillespie e nunca mais parou. Sem sair de Detroit cantou com Duke Jordan, Max Roach, Tommy Potter e Miles Davis. Com a orquestra de Lionel Hampton actuou dois anos e meio e foi aprendendo o que pôde, em particular a escrever orquestrações.

Lillie Mae Jones, já então Betty Carter, começara a dar nas vistas. Em Nova Iorque actuou em vários clubes e teatros Em 1960 Betty Carter conhece Ray Charles, e os dois fazem uma digressão juntos e gravam um disco histórico. Mais tarde, segue-se um período de crise. As editoras não ligam ao seu tipo de música e é por isso que Betty Carter funda a sua própria companhia, a Bet-Car. O ano de 1988 é finalmente, o ano da merecidíssima reviravolta; Betty Carter assina um contrato com a editora Verve. A partir daí são os grandes sucessos mundiais, os prémios, a unanimidade da crítica o aplauso de pé das multidões em concertos por todo o mundo.

Neste programa iremos ver o espectáculo que Betty Carter deu na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa em 1982, acompanhada por Mark Cary, piano, Dwayne Burno, contra-baixo e Gregory Hutchinson, bateria.

A produção esteve a cargo da Projazz/DM e da RTP, Fernando Simas. A realização foi de Teresa Olga.

Ficha Técnica

Título Original
SAX AZUL